Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos" (Mt 20,28).
Hoje é o "Dia do Doente" e o "Dia do Hospital".
É também a festa de SÃO CAMILO DE LELLIS. Nada mais justo do que evocar São Camilo exatamente hoje, pois ele, nascido em 1550, em Nápoles, foi filho de soldado e gravemente ferido numa batalha. No hospital, em Roma, encontrou sua vocação. Tentou ser capuchinho, mas os doentes o atrairam mais. Com um grupo de dedicados companheiros, fundou uma pequena comunidade para dedicar-se, com amor e eficiência, aos heróicos serviços de caridade, em favor dos doentes. Durante 30 anos, dedicou-se como um samaritano, digno da parábola do Evangelho. Via em cada enfermo o próprio Cristo. E passou para o nosso tempo uma das formas heróicas de entender a vida cristã. Canonizado em 1746, São Camilo de Lellis é o patrono dos enfermos e dos hospitais.
No Peru lembra-se hoje um missionário franciscano SÃO FRANCISCO SOLANO, declarado Patrono dos missionários na América Latina. Agia por sua palavra persuasiva e pela música, sobretudo com o seu violino, Percorreu a América do Sul, desde o Peru até à Argentina, pregando nas ruas e praças, nas prisões e hospitais. Morreu em 1610. Foi declarado santo em 1726.
Na Inglaterra, o Bem-Aventurado RICARDO LANGHORNE, leigo, martirizado em 14 de julho de 1679. Suas últimas palavras foram: "Desejo estar contigo, meu Jesus, estou pronto".
No dia do Juizo, Cristo dirá a todos nós: "Estive doente e me visitaste", quer dizer, Ele perguntará: cuidaste dos doentes com o mesmo amor que eu lhes manifestei?


Nenhum comentário:
Postar um comentário