Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Vigiai, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes! Fazei tudo na caridade" (lCor 16,13).
Hoje é a festa de NOSSA SENHORA DO CARMO, venerada no Brasil desde o tempo do Descobrimento. O culto a Nossa Senhora do Carmo pode ser verificado historicamente já no século XIII. E foi estendido a toda Igreja no começo do século XVIII. Qual a sua espiritualidade? É a do Profeta Elias: corajoso, confiante na ação de Deus, sempre atento aos sinais do Espírito e pronto a ajudar a viúva pobre.
Em Lourdes, na França, Nossa Senhora escolheu também este dia como o último, para a aparIção a Bernadette Soubirous.
Hoje vamos encontrar também, na França, SANTA MADALENA POSTEL. Viveu entre o século XVIII e XIX. É fundadora das Irmãs das Escolas Cristãs. Santa Madalena PosteI foi precursora dos tempos novos e dona de um equilíbrio e de uma fé a toda prova, dedicando-se à instrução das crianças mais pobres.
Durante a Revolução Francesa - dias terríveis! - ela guardava o Santíssimo consigo e o levava com muita coragem a todos os doentes e moribundos. E apesar disso, ainda encontrava tempo para recitar diariamente o Breviário, ou seja, a oração oficial da Igreja.
De passagem, vamos lembrar ainda um grande santo português do século XVI: BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES, corajoso, sábio e escritor notável.
Afinal, da Venezuela e do século XVIII, o jesuíta espanhol JOSÉ GUMILLA, apóstolo dos índios, grande cultivador da filologia indígena e que, entre eles, foi carpinteiro, pedreiro, pintor, médico e mesmo cirurgião.
A audácia do Evangelho e a profecia do Antigo Testamento encontram sua expressão nos santos que veneramos hoje.


Nenhum comentário:
Postar um comentário