Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Nós aguardamos, no Espírito, a esperança da justiça que vem da fé" (GI 5,5).
Hoje vamos encontrar-nos com SANTO HENRIQUE, conhecido como o "homem da paz". Foi um dos fundadores do Império Germânico. Junto com São Luís, rei da França, e São Fernando, de Castela, forma a tríade dos grandes reis santos da Idade Média.
Henrique II, o santo de hoje, acabou sendo imperador de todo o Ocidente. Mas vivia sem luxo algum, numa grande piedade e até com muita austeridade. Fundou mosteiros e dioceses, visando sempre a irradiar o cristianismo. Em 1004, foi coroado Imperador em Roma, pelo Papa. Após a morte, em 1024, a esposa, Cunegundes, também entrou para uni mosteiro beneditino.
Do ano mil, vamos ao começo do cristianismo, para relembrar SÃO SILAS, que os Atos dos Apóstolos chamam de "profeta". Além de ser delegado do Concílio de Jerusalém, para levar as decisões a Antioquia, ainda .se distinguiu como companheiro de São Paulo na Viagem à Ásia Menor e à Grécia. Foi flagelado e encarcerado com o apóstolo Paulo, na cidade de Filipos.
Do mesmo dia são os Profetas JOEL e ESDRAS.
Mas não esqueçamos as mulheres. É o dia de SANTA SARA, que viveu no Egito, às margens do Nilo. Foi muito admirada por sua sabedoria e humildade. Viveu 60 anos, no IV ou V século.
Finalmente, SANTO EUGÊNIO, Bispo de Cartago, que viveu no século V.
Os santos são animados pelo Espírito de Deus, para difundir o cristianismo, tanto pela sabedoria como pela ação, unida à prece.


Nenhum comentário:
Postar um comentário