CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 12 de julho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte,  E pós-se a falar e os ensinava"   (Mt 5 ,1a-2).

Neste dia 12, vamos à bela cidade de Florença, na Itália, para aí evocar a figura ímpar de SÃO JOÃO GUALBERTO.  Foi abade e fundador da Ordem dos Valombrosianos. Os padres Valombrosianos trabalharam generosamente em nossa Terra.  O que distinguiu esse Santo foi o heróico perdão ao assassino de um parente. E depois, a busca de um novo tipo de vida religiosa. Compôs um misto da regra dos beneditinos e dos eremitas de Camáldoli.  A ele se deve também a comemoração da Vigília Pascal, à tardinha do sábado santo. Foi um grande homem, que viveu numa época muito difícil.

De Florença, passamos de novo ao monte Athos, na Grécia. Venerado nesse local é SÃO JOÃO, O ÍBERO. Fez-se monge depois de casado. E encarregou o próprio filho de traduzir para a língua geórgica, no Cáucaso, os importantes textos da espiritualidade.  Teve também muita compreensão para com os monges latinos, que queriam viver na montanha santa do Athos.
Gostaríamos de lembrar ainda SÃO LEÃO DE LUCA, na Itália Meridional. Seu amor aos pobres chegou a ponto de vender sua montanha em  favor dos pobres.  Morreu em 1079, enquanto João, o Ibero, morreu por volta do ano 1002.

Na Itália ainda, veneramos os Santos Mártires  NABOR e Félix, cujas cabeças se encontram  guardadas em relicários de Milão.
----------------
“A.B.”  No dia 19 de outubro de 2008, na França, foram beatificados Luis Martin e Maria Zélia Guerin, pais de Santa  Teresa do Menino Jesus. O Papa Bento XVI, em uma carta de preparação do VI Encontro Mundial das Famílias, apresentou Marie Zélie Guérin e Louis Martin como “modelos exemplares de vida cristã para as famílias de hoje”. A festa litúrgia é hoje, dia 12 de julho.
--------------------------
Finalmente, só para mencionar, o francês SÃO SABINO, confessor, que viveu no século VI.
*
As montanhas - tanto na Bíblia como na história - revelam o poder de Deus e sua comunicação com as testemunhas eleitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário