Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"João viu Jesus aproximar-se e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29).
Hoje é o dia de SÃO JOÃO BATISTA. Dele é difícil dizer coisa melhor do que aquela que os Evangelhos referiram. A religiosidade popular lhe consagra cantos, danças folclóricas e fogueiras. Isso desde o século IV. Por quê tanta devoção? Seu nascimento é uma espécie de Natal antecipado. E sua vida de pregador prepara a chegada de Cristo. Profeta mais vigoroso que ele, jamais surgirá na terra! Mas ele mesmo se chama de "amigo do Esposo", quer dizer, do Cristo Redentor. "Este é o Elias que estava para vir", disse Jesus, referindose a São João Batista.
No dia 24 também lembramos o chamado "massacre de São João", na Bolívia. A 4 mil metros de altitude, pelas 5 horas da manhã em 1967, enquanto ainda ardiam as fogueiras de São João, as metralhadoras acabavam com a vida de operários, camponeses e estudantes, afinal, gente do povo.
Vamos acrescentar ainda um padre muito discutido, audacioso, um santo, que está na origem da congregação dos pequenos Irmãos de São João Batista: VICENTE LEBBE. Morreu em 1940, depois de organizar o episcopado chinês. E aí na China, lançou sementes fortes do Evangelho.
Para não esquecermos a mulher, lembremos a francesa de nome diferente: RENGARDA, viúva e orante, chamada ao Pai em 1135.
Todo cristão tem que ser, de uma forma ou de outra, um João Batista, que prepara com humildade e coragem os caminhos do Senhor.


Nenhum comentário:
Postar um comentário