CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 23 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
"Eu estou no meio de vós como aquele que serve"   (Lc 22,27c).

Hoje lembramos, especialmente em nossa terra, as vítimas da Lei de Segurança Nacional.

Também na América Latina, no México, são ve­nerados os 12 franciscanos missionários, que subiam a pé montanhas, para entrar em comunicação com os índios, respeitando seus costumes, e adaptando os métodos de ensino a essa gente tão diferente e tão amiga. 
Normalmente são chamados "OS 12 APÓSTO­LOS DA NOVA ESPANHA". E morreram em 23 de junho de 1524.

Um outro santo, muito conhecido: JOSÉ CAFASSO. É um dos homens mais célebres do século passado.  Foi ele o orientador da vocação de São João Bosco. Seu carisma - quer dizer, o seu jeito especial - era cuidar das prisões, sobretudo daqueles que eram condenados à morte.  Viveu pouco: 49 anos. Mas será lembrado eternamente.

Mas vamos evocar também uma mulher, muito respeitada em Liege, na Bélgica, nos séculos XII e XIII: MARIA D'OIGNIES.  Foi apóstola dos hansenianos daquele tempo. Sua memória veio até os dias de hoje, porque teve um biógrafo muito célebre: Jacques de Vitry, que a conhecia em sua ação e em sua vida sacramental profunda.

E vamos lembrar, ao menos de passagem, TOMÁS GARNET, jesuíta erudito, morto cruelmente na Inglaterra, em 1607. Foi sacerdote e sofreu o exílio.

Quem escolheu os caminhos de Deus pode e deve contar com obstáculos, porém, mais ainda, com a força divina, que é a graça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário