CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 25 de junho 2010



Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)
"Os apóstolos deixaram o Sinédrio, muito alegres de terem sido julgados dignos de sofrer ultrajes pelo Nome de Jesus"   (At 5,41).

Neste dia 25, Honduras relembra IVAN BETAUCOURT, colombiano, de 35 anos. E "CASIMIRO", apelido de Miguel Jerônimo, de 34 anos.  Foram assassinados com 12 camponeses e outras pessoas, ligadas ao trabalho da promoção dos camponeses.  Os grandes proprietários da terra conseguiram eliminá-los,  mesmo sabendo que ambos, Ivan e Casimiro, eram homens sinceros, de grande vida interior e totalmente dedicados ao Evangelho.  Isso aconteceu em 1975.

Agora, vamos para o Piemonte, na Itália, para venerarmos SÃO MÁXIMO, de Turim. Além de nos deixar uma série de sermões, São Máximo foi um grande pastor, um bom psicólogo, homem de uma espiritualidade tão simples, que até hoje nos parece transparente.

Não podemos deixar também de lembrar o Vietname, em nossas reflexões. Já no século passado, tiveram os vietnamitas um herói, na pessoa de Frei DOMINGOS, dominicano.  Ele acabou sendo bispo e depois mártir. Seu exemplo arrastou a muitos outros vietnamitas a permanecerem firmes na fé e na caridade.  Assim, o século passado preparou o povo do Vietname para os tempos difíceis, por que tem passado até hoje.

O Evangelho pode promover uma profundidade quase inimitável e uma simplicidade transparente, quando levado a sério.




Nenhum comentário:

Postar um comentário