Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Eu vivo mas já não sou eu que vivo pois é Cristo que vive em mim”. (GI 2,20a).
Hoje, iniciaremos nossas reflexões na América Central, na Costa Rica, onde é lembrado o Arcebispo VlTOR SANABRIA. Pelo físico já se percebia que era descendente de índios. Lutou em favor dos índios e dos pobres, até conseguir que na Constituição da Costa Rica entrassem as garantias sociais e o direito à formação e à organização dos operários. Fundou, também aí, a Ação Católica Operária e Rural, pondo em relevo estes temas constantes: os pontos fundamentais da justiça, da equidade e da caridade cristãs. Morreu em 1952.
Dos tempos de hoje passamos ao século XVI, para encontrarmos a mulher forte: SANTA GERMANA COUSIN. Apesar de ser deficiente física, órfã e vítima de maus tratos, era tida como santa. E as romarias ao seu túmulo continuaram, sobretudo depois da exumação, em 1644.
História curiosa cerca, porém, o abade beneditino, chamado LANDELINO. Contam que era chefe de um bando de salteadores e que se transformou, depois de convertido, em fundador de, ao menos, três mosteiros. De bandoleiro passou a contemplativo, num mosteiro.
Por fim: JOANA MANCE, venerada até hoje no Canadá, pela generosa acolhida que dava aos pobres.
Dentro de nós, trazemos a imagem de Cristo e a força de Deus, para a vida e para a ação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário