CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 14 de junho 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  
“A.B.” (Atualização do Blog)

"Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber'”    (]o 4, 10a).



A quem festejamos neste dia?
Uma primeira lembrança é de EI Salvador. Lá o povo evoca o martírio do franciscano de 57 anos: COSME SPEZZOTO, morto em 1980.  Foi assassinado depois de ter sido vigário por 27 anos. E depois de ser elevado a Vigário Episcopal. Era tido por todos como um construtor da paz. Jamais aprovou a violência.  Quatro indivíduos atiraram-se sobre ele, enquanto rezava o seu breviário. Eu próprio vi o livro cheio de sangue, levado para Roma, quando chegou um mensageiro de EI Salvador, para apresentá­lo  ao Superior Geral dos franciscanos.  

Dos tempos de hoje, voltamos para o· Antigo Testamento. Lembramos o Profeta ELISEU discípulo e sucessor do profeta Elias. Um homem  que não se deixou amedrontar. Poderoso em palavras e em obras. Desse gigante - o Profeta Eliseu - vivendo sempre em campanhas para restabelecer o reino de Iahweh - vamos para a Suíça.
Encontrammos aí um alfaiate, sacristão, de paciência  inesgotável, num mosteiro beneditino. Era Dom MEINRADO EUGSTER.  Morreu em 1925. E todos recordam ainda hoje a sua devoção profunda à Eucaristia.

Afinal, em Constantinopla, na Turquia, o bispo e confessor, SÃO METODIO. Viveu quase vinte anos na cadeia. E ao sair, foi um apóstolo da reconciliação.

Devemos estar unidos pela oração e pela vontade, ao que Deus quer de nós, na existência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário