Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:
“A.B.” (Atualização do Blog)
"Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber'” (]o 4, 10a).
A quem festejamos neste dia?
Uma primeira lembrança é de EI Salvador. Lá o povo evoca o martírio do franciscano de 57 anos: COSME SPEZZOTO, morto em 1980. Foi assassinado depois de ter sido vigário por 27 anos. E depois de ser elevado a Vigário Episcopal. Era tido por todos como um construtor da paz. Jamais aprovou a violência. Quatro indivíduos atiraram-se sobre ele, enquanto rezava o seu breviário. Eu próprio vi o livro cheio de sangue, levado para Roma, quando chegou um mensageiro de EI Salvador, para apresentálo ao Superior Geral dos franciscanos.
Dos tempos de hoje, voltamos para o· Antigo Testamento. Lembramos o Profeta ELISEU discípulo e sucessor do profeta Elias. Um homem que não se deixou amedrontar. Poderoso em palavras e em obras. Desse gigante - o Profeta Eliseu - vivendo sempre em campanhas para restabelecer o reino de Iahweh - vamos para a Suíça.
Encontrammos aí um alfaiate, sacristão, de paciência inesgotável, num mosteiro beneditino. Era Dom MEINRADO EUGSTER. Morreu em 1925. E todos recordam ainda hoje a sua devoção profunda à Eucaristia.
Afinal, em Constantinopla, na Turquia, o bispo e confessor, SÃO METODIO. Viveu quase vinte anos na cadeia. E ao sair, foi um apóstolo da reconciliação.
Devemos estar unidos pela oração e pela vontade, ao que Deus quer de nós, na existência.


Nenhum comentário:
Postar um comentário