Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28,19).
Hoje é um grande dia para a cidade de São Paulo e o Brasil. Veneramos, de toda forma possível, o Fundador da atual grande metrópole, JOSt DE ANCHIETA, declarado Bem-Aventurado por João Paulo ll, em 1980. Temos motivo especial para lembrar que foi ele o grande pai dos índios guaranis. E também, o evangelizador do Brasil, desde São Paulo até a Bahia. Por vezes, esquecemos de realçar suas qualidades de escritor e sua criatividade nos métodos novos de catequese e evangelização. Espírito indomável, venceu doenças e obstáculos de toda sorte, para ser fiel à sua missão intransferível de levar o amor de Cristo aos índios. E tudo fez para conciliar os povos em situação tão difícil, como a do século XVI.
No mundo todo se celebra hoje SANTO EFRÊM, glória do cristianismo sírio. Foi declarado Doutor da Igreja em 1920. Além de grande conhecedor e comentarista, das Sagradas Escrituras ainda se revelou poeta exímio. Já os contemporâneos gostavam de chamá-lo "cítara do Espírito Santo". Foi, além do mais, um grande mestre, um pedagogo da vida cristã.
Lembramos ainda uma mulher: a Bem-Aventurada ANA MARIA TAIGI. Em Roma, onde viveu, soube educar seus sete filhos. Viveu pobre, apesar de sua celebridade. Morreu em 1837, mas foi beatificada só em 1920.
Mais uma figura feminina, neste dia: a Bem-Aventurada DIANA D'ANDALO, dominicana do século XIII, venerada em Bolonha, na Itália. Viveu 35 anos.
Por fim, em EI Salvador o promotor da Cáritas: ISMAEL ENRIQUE PINEDA e Companheiro, desaparecidos num veículo do arcebispo em 1980, para nunca mais voltar.
Nossa Terra assume, com o seu apóstolo evangelizador, Anchieta, a obrigação de difundir o Evangelho e a catequese, em todos os níveis.


Nenhum comentário:
Postar um comentário