Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Vós sais meus amigos se praticardes o que vos ordeno”. (]o 15,14).
Hoje lembramos o mártir dos camponeses do Panamá: Pe. HEITOR GALLEGO. Com apenas 34 anos de idade, já havia fundado 64 comunidades de base, nas montanhas e nos vales do país. Segundo depoimentos dos companheiros dele, sobretudo dos camponeses, ele costumava advertir: "Se eu desaparecer, não me procurem. Continuem lutando pela causa de vocês!" De fato, foi sequestrado por dois homens e, conforme a imprensa, foi lançado ao mar, em 1971.
Em Madagascar, venera-se hoje o Bem-Aventurado TIAGO BERTHIEU, jesuíta, martirizado em 1896. Foi fuzilado durante uma rebelião, que visava a restabelecer o culto aos ídolos. Paulo VI o beatificou, em 1965.
Vamos a uma mulher admirável, que viveu no Porto, em Portugal: a Bem-Aventurada MARIA DO DIVINO CORAÇÃO, que se chamava Maria Droste Zu Vischering. Como indica seu nome, era originária da Alemanha, mas enviada a Portugal como religiosa do Bom Pastor. Foi ela quem conseguiu de Leão XIII que a humanidade fosse consagrada ao Coração de Jesus. Isso ocorreu em 1899. A Bem-Aventurada Maria nasceu em 1863, morreu em 1899 e foi beatificada por Paulo VI em 1975.
Vamos terminar nossa peregrinação de hoje na França, onde encontramos dois grandes santos: GODARDO e MEDARDO, ambos bispos, confessores e de grandes méritos para a difusão do Evangelho. São Godardo presenciou o Concílio de Orléans, em 511. E São Medardo consagrou a Santa Radegundes como diaconisa, vindo a morrer no ano de 561.
Os santos agiram movidos pela força do Espírito, que é paz, justiça e amor.


Nenhum comentário:
Postar um comentário