Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Jesus, vendo sua mãe e, perto dela, o discí¬pulo a quem amava, disse à sua mãe: Mulher, eis o teu filho!" (Jo 19,26).
Hoje, vamos encontrar um santo muito simpático: SÃO BERNARDINO DE SENA. Grande devoto de Nossa Senhora, distinguiu-se também, pela observância fiel da Regra de São Francisco. Tornou-se apóstolo da Itália e doutor da Igreja, por suas pregações, suas grandes andanças apostólicas e seus escritos. Por onde passava, restituía a paz, na Itália, que era naquela época um ninho de guerras. Seu lema tornou-se muito conhecido: "Jesus, Homem Salvador", cujas iniciais, IHS, se encontravam tantas vezes nos véus dos tabernáculos e nas alfaias do altar. Morreu em 1444.
Neste mesmo dia, veneramos também SANTA BASILA, mártir do século IV, que deu nome a um cemitério de Roma, mais tarde rebatizado com o nome de São Hermes.
A seguir, partamos para Constantinopla, na Turquia. Aí, vamos encontrar, na veneração de todo o povo, um santo de nome bastante conhecido: GERMANO. Era bispo e confessor, no século VIII. Defendia com firmeza a devoção popular do culto às imagens. E sofreu por isso mesmo o exílio. A ele devemos as belíssimas homilias em honra de Nossa Senhora. E, igualmente, uma série de hinos religiosos.
Finalmente, SANTO AUSTREGÊSILO, Bispo e Confessor dos séculos VI a VII, de fina cultura, que aos 24 anos proferiu voto de castidade, tendo sido ordenado Padre por Santo Etério, em sua terra, a França.
Mas não esqueçamos o nosso continente latino-americano: neste dia, na República Dominicana, é lembrado PEDRO DE CÓRDOBA, o primeiro dominicano a chegar à América, no século XVI. Missionário da libertação dos indígenas, morreu tuberculoso aos 38 anos, em 1521.
A veneração a Nossa Senhora leva-nos sempre, quando bem orientada, à própria Pessoa de seu Filho Jesus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário