CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 19 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer"   (Jo 15,5b).

Hoje vamos encontrar um dos santos mais conhecidos, discutidos e citados, atualmente: o Papa SÃO PEDRO CELES                                  TINO. Eleito Papa, renunciou ao cargo, meio ano depois da eleição. Por causa desse seu gesto, seu sucessor o obrigou a uma residência forçada, onde morreu como santo, em 19 de maio, no ano de 1296. Antes de ser Papa, São Pedro Celestino havia fundado uma congregação de eremitas, que se tornou célebre por sua austeridade. São Celestino V — seu nome como Papa — é sempre lembrado, quando se fala da possível renúncia de um Papa.

Vamos evocar SÃO TEÓFILO DE CORTE, que viveu na Itália, no século XVIII, como frade. O que se sabe dele é que foi um autêntico franciscano. Totalmente consagrado à caridade, sobretudo à visita aos doentes, dedicou-lhes suas forças até o extremo limite. Morreu no ano 1740.

Precisamos lembrar também SANTO IVO da Bretanha, na França. Foi padre. Mas é lembrado, sobretudo por ser Patrono de nossos Advogados. Ele próprio era advogado. Foi um incansável defensor de viúvas, órfãos e de todos os pobres. Morreu em 1303, com 50 anos de idade.

Afinal, da Itália, SÃO CRISPIM DE VITERBO, capuchinho que, como irmão leigo, a todos edificou com seu exemplo e dedicação, na época em que viveu (1668 a 1750). São Crispim foi proclamado Santo na primeira canonização feita por João Paulo II.

Em qualquer condição ou estado de vida, os santos viveram sempre na intimidade com Deus e no serviço generoso aos irmãos, sobretudo aos mais pobres e sofridos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário