Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rm 8,14).
Entre os nomes deste dia veneramos o sacerdote mártir, considerado pelo povo como santo, embora ainda não tenha sido canonizado. É PEDRO AGUILLAR SANTOS, que morreu na Guatemala, em 1981. Aliás, foi precedido, em 1924, por outro padre da Guatemala: MANUEL GOMES GONÇALVES, assassinado junto com seu amigo, ADlLIO DARONCH.
Mas também nos tempos antigos, no século IV, no Egito, deu-se o martírio de numerosos cristãos, presididos por um padre, de nome SEGUNDO. Na semana da Páscoa, o exército invadiu a igreja, em Alexandria, e no domingo de Pentecostes fez o mesmo, no cemitério. E maltratou os defensores da fé, leigos e padres, em cada uma das ocasiões. São Segundo é do século IV.
Passamos do Egito para Marselha, na França. Aí encontramos o Bem-Aventurado CARLOS EUGÊNIO DE MAZENOD. Teve ele três grandes méritos. Primeiro, o de evangelizar os pobres, após a Revolução Francesa. O segundo, o de fundar a congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, muito ativos até hoje. O terceiro mérito: o de trabalhar com o bispo, durante 24 anos, na difícil cidade de Marselha. Faleceu em 1861 e foi beatificado em 1975, pelo saudoso Papa Paulo VI.
Afinal, SÃO TIBAUDO, Bispo e Confessor, de Viena, no final do século X. Tomou a iniciativa de reunir o Concilio de Anse, no ano de 994.
O Espírito de Deus é que transmite a força aos heróis e aos santos!


Nenhum comentário:
Postar um comentário