Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Este é o meu preceito: amai-vos uns aos outros como eu vos amei"
(Jo 15,12).
13 de maio é o "Dia da Abolição da Escravatura". Sobre esse acontecimento, disse o Arcebispo de João Pessoa, Dom José Maria Pires: "Nós, meus irmãos, recolhemos aqui, hoje, os frutos do sangue derramado por Zumbi, símbolo da resistência dos nossos antepassados. A terra está marcada pelo sangue, de nossos mártires negros. Sangue esse que grita! E seu grito começa a ser ouvido".
Mas hoje é também o "Dia da Fraternidade Brasileira". E deveria fazer-se um apelo a todos: que se acabasse com a discriminação de raças entre nós. Que todos pudessem ter as mesmas oportunidades e os mesmos direitos.
Vamos aos santos de hoje: e começaremos logo por uma mulher com um belo nome: IMELDA, de Bolonha, na Itália. Ela recebeu milagrosamente a Eucaristia, quando lha recusavam por causa da idade.
Outra mulher, ROLANDA, da Bélgica, era filha de reis. Apesar disso, morreu no exílio, de cansaço e esgotamento, dedicando-se aos outros. Faleceu em 774.
E ainda na Bélgica, venera-se hoje o Bispo SERVÁSIO, do século IV, que lutou a vida inteira pela defesa da fé, tanto no Oriente quanto no Ocidente.
Afinal, lembramos ainda o Bispo BONIFÁCIO de Terentino, na Itália. Foi tão simples, que ele próprio cultivava sua vinha e sua horta, para dar de comer aos pobres. Viveu no século VI.
A fraternidade universal é a grande mensagem do Evangelho de Cristo Jesus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário