CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 14 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Combati o  bom combate,  terminei a minha carreira, guardei a fé"
 (2Tm 4,7).

O dia 14 de maio de 1980 terminou, em El Salvador, com um grande massacre de mulheres, que antes de serem mortas, com suas crianças, foram também torturadas. As crianças chegavam a ser lançadas ao ar, para serem alvo dos tiros. Depois, foram amarradas com adolescentes e todos fuzilados em conjunto. Uma verdadeira barbárie de nossos dias! Mesmo os que tentaram fugir desse lugar malfadado, em Chalatenango, morreram afogados ou massacrados. Nem se permitiu que os corpos fossem enterrados. A América Latina nunca esquecerá esse holocausto de 600 camponeses, aproximadamente!

Na Guatemala, venera-se hoje o Pe. CARLOS GALVEZ GALINDO, morto à traição com três tiros em 1981, quando se dirigia à igreja para batismos. Pe. Carlos estava intensamente comprometido com a luta de seus camponeses pela justiça.

Voltamos ao tempo de Jesus, para conhecermos o Santo de hoje, chamado SÃO MATIAS. Primeiro foi discípulo. E depois, Apóstolo, em lugar de Judas, o traidor. Foi escolhido por ter sido testemunha do que o Mestre Jesus realizara em vida; e ainda, por ter sido testemunha da ressurreição.

Outro nome muito venerado é o de SÃO PACÔMIO, um dos fundadores da vida dos monges. Ele atraiu milhares de homens e mulheres, para se consagrarem totalmente ao trabalho, à oração e à caridade.

Lembramos também uma religiosa, que viveu no século XIX: SANTA DOMINGAS MAZZARELLO. A ela Dom Bosco confiou a fundação do Instituto Maria Auxiliadora, para a educação de meninas. Morreu em 1881.

Os santos são testemunhas para o dia de hoje.
Testemunhas da vida, da morte e da ressurreição do próprio Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário