CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 10 de maio 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus"   (Mt 5,8).

Vamos recordar dois mártires de El Salvador: AFONSO NAVARRO OLVIEDO e LUISITO AL¬FREDO TORRES. Eram dois amigos. Ambos foram assassinados no mesmo dia, no ano de 1977. Afonso morreu perdoando aos assassinos. Disse que os perdoava "por causa do Evangelho".

De El Salvador, passamos para a Itália, onde vamos encontrar um homem de grande cultura e de virtudes exímias: SANTO ANTONINO, que teve sempre enorme aceitação entre o povo! Era padre dominicano; depois veio a tornar-se Arcebispo da cidade italiana de Florença. A ele deve-se não apenas a fundação do convento de São Marcos, célebre em Florença, como também os preciosismos afrescos de Fra Angélico. São verdadeiros monumentos históricos, marcados por raro valor artístico.
O povo costumava chamar o seu arcebispo de "Antonino dos Bons Conselhos". Faleceu em 1459. A obra escrita que nos deixou prova suficientemente que o povo tinha razão.

Agora, uma mulher: SANTA SOLANGE. Nome bastante comum entre nós. Ela foi covardemente assassinada em Bourges, na França, no ano de 1880.

Agora, na Espanha, encontramos um pai de família: Isidoro. SANTO ISIDORO era muito piedoso, humilde e trabalhador. Sua cidade, Madri, jamais há de esquecê-lo! Morreu no século XII e foi canonizado no século XVII.

Lembremos ainda alguns santos da era primitiva do cristianismo. Um deles, chamado GORDIANO; outro, EPlMACO. Ambos foram mártires, um no século IV e o outro, no século III. Assim mesmo, são venerados um ao lado do outro, na Via Latina, em Roma, até hoje.

A simplicidade e a instrução podem levar-nos, ambas, 
à sabedoria e à santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário