Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei e os Profetas" (Mt 7,12).
Hoje é o dia consagrado ao "Oftalmologista", o médico que cuida da saúde de nossos olhos. É preciso que se dê especial apoio aos cegos. Que eles sejam tratados como pessoas livres e capazes. Existem, é verdade, instituições de alto mérito, que cuidam dos cegos. Mas eles, os cegos sempre têm dificuldades, tanto no transporte como nos empregos. Que encontrem seu lugar na sociedade e no mundo do trabalho, como pessoas normais, a quem apenas falta a visão e nada mais.
Hoje é também o dia dos MINERADORES DE PRATA, da América Latina. É importante que eles sejam lembrados, sobretudo por estarmos na Semana do Operário.
Vamos agora aos santos do dia: temos, em primeiro lugar, uma mulher: SANTA GISELA, da Baviera, Alemanha, do final do século X. Era casada e teve um filho, também santo: Emerico. Foi ela quem ajudou esse filho na obra de evangelização. E após a morte do marido, Santa Gisela retirou-se para uma abadia de beneditinas. Tornou-se santa, venerada ao longo dos séculos.
No século VII, encontramos hoje um Papa: SÃO BENTO II. Papa apenas durante um ano! Mas o suficiente para comprovar que era homem de paz. Soube reconciliar pessoas que pareciam irreconciliáveis. Aliás, é essa uma missão muito necessária em nossos dias.
Evoquemos ainda, SÃO JOÃO DE BEVERLEY, na Inglaterra. Foi beneditino, bispo e confessor. O que se conta de extraordinário dele é que ensinou um surdo-mudo a ler, coisa raríssima naquele tempo. Morreu no século VIII.
Vamos ainda nomear dois irmãos, de nomes semelhantes: SÃO SERÉRICO e SÃO SERENO. Ambos foram beneditinos e grandes missionários. A eles devemos, tanto quanto aos monges irlandeses, a evangelização da Europa Central, que deu tantos mártires e missionários para a América. Viveram no século VII.
A paz e o verdadeiro progresso caminham sempre de mãos dadas.


Dom Gaspar, meu nome é David, sou liderança comunitária, estou na equipe arquidiocesana das CEBs de São Paulo.
ResponderExcluirEscrevo para te pedir que escreva um artigo sobre as CEBs Urbanas, acredito que com sua visão de Igreja Povo de Deus, possamos crescer com seus pensamentos sobre esse assunto que é pertinente.
Se concordar, estarei nesse endereço de postagem: contatos@cebs-sul1.com.br
Fica na Paz do Senhor.