Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Vós sois o sal da terra" (Mt 5,13a).
Hoje lembramos o "Taquígrafo". É aquele que escreve em grande velocidade, com sinais de abreviatura. Vamos. encontrar sobretudo moças, peritas em taquigrafia, trabalhando em conferências ou nas grandes assembléias, sempre prontas, com seu serviço valioso. Merecem, todos eles, nossa admiração.
O calendário religioso marca um grande número de santos. É até difícil escolher. Vamos nomear alguns, talvez nem todos conhecidos.
Os primeiros são TIAGO e MARIANO, da Argélia. Foram presos como suspeitos e subversivos, tal como aconteceu ao próprio Jesus. Eram acusados de haver recebido em sua casa os bispos perseguidos. E foram mortos por causa dessa sua solidariedade aos perseguidos, no século III.
Outro nome — aliás, bastante apreciado no Brasil — é o de LÚCIO. São Lúcio é nomeado por São Lucas, como apóstolo e profeta. Ele ensinou em Antioquia e foi quem ordenou São Paulo e São Barnabé, como Bispos da Igreja. Grande e insuperável honra, esta de ser pai espiritual de dois Apóstolos insuperáveis, como Paulo e Barnabé!
Neste dia 6 de maio, na Coréia, são comemorados os 103 mártires, canonizados em conjunto pelo Papa João Paulo II, em 1984, por ocasião de sua visita histórica àquele país. São 11 clérigos e 92 leigos, entre os quais se destacou YI SUNG-HUN, todos apóstolos da evangelização dos primórdios da Igreja coreana, no século XVIII.
Muito importante para a história da Igreja é também SÃO PETRONÁS, de Cassino, na Itália, onde se encontra o famoso mosteiro de beneditinos. Foi São Petronás quem restaurou aquele mosteiro, destruído pelos lombardos, no século XVII. Esse mosteiro foi destroçado novamente durante a última Grande Guerra, mas já agora restaurado.
Finalmente, o Bem-aventurado FRANCISCO DE MONTMORENCY LAVAL, francês da nobreza, enviado ao Canadá, onde iniciou seu trabalho junto aos índios. Morreu no início do século XVIII e foi beatificado por João Paulo II, em 1980.
O bom apóstolo prepara sempre futuros apóstolos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário