CELEBRAÇÕES - 02 de fevereiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". (Jo 12,46)

Hoje, celebramos uma grande festividade: a APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO. É também chamada festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária e tantos outros títulos que ela leva e que são lembrados neste dia. A história vem contada na Bíblia. Seria interessante ler em São Lucas, no capítulo 2, versos 22 e seguintes, a narração da primeira vez em que Jesus é levado ao Templo. Vai nos braços de Maria, que é acompanhada por São José.
Aí esta o velho Simeão, que toma Jesus nos braços, para dizer que agora ele pode despedir-se em paz da vida.
"Eis que este menino foi colocado para a queda e a elevação de muitos em Israel e para sinal de contradição. Uma espada haverá de atravessar teu corção... ", disse ele a Maria.
De fato, a mais feliz, a mais bem-aventurada de todas as mães foi também aquela que mais sofreu.
A festa de hoje é das mais antigas que existem no cristianismo. Quatro séculos depois do nascimento de Jesus, já se faziam procissões, pregações e celebrações muito solenes, nesse dia 2 de fevereiro.
E de passagem, vamos também lembrar, neste dia da Luz, o sacerdote Jose TEDESCHI, que deu a vida pelos irmãos. Ele foi sequestrado enquanto exercia seu ministério sacerdotal na Argentina. Foi torturado e morto em 1976, naquele país.
Além dele, SANTA JOANA DE LESTONNAC (1556-1640) , cuja mãe era calvinista. Depois de viúva, fundou a Ordem de Notre-Dame.
Finalmente, outra mulher, alemã, do século XIX, que, sem cultura e sem dinheiro, conseguiu dar a vida a uma grande obra de cultura e promoção social, a Congregação das Servas de Jesus Cristo: a BEM-AVENTURADA MARIA CATARINA KASPER, beatificada por Paulo VI em 1978.

Não deixe apagar-se jamais a luz da fé e da esperança em seu coração. Cristo vive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário