CELEBRAÇÕES - 01 de fevereiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perde­-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. (Mt 16,25).

Iniciamos o mês de fevereiro sob a proteção dos Santos. Eles levam nossas orações, pelas mãos de Cristo, até o Pai.
Hoje, na Argentina, é lembrado o mártir dos imigrantes paraguaios, DANIEL ESQUIVEL, morto em 1977.
Lembramos, também, uma Santa muito conhecida no Brasil, que viveu na distante Irlanda, no século III. É SANTA BRÍGlDA. Ela foi no seu país uma mulher apóstola, evangelizadora. Hoje, o nome de Santa Brígida acompanha não só os missionários da Irlanda, mas também todos aqueles que se dedicam à catequese e à formação cristã, pelo Evangelho.
Outra mulher lembrada hoje, é a Bem-aventu­rada JOANA FRANCISCA MICHELOTTI; francesa, do sécudo XIX, totalmente dedicada aos doentes pobres.
Vamos lembrar dois outros Santos, celebrados hoje. Um deles é SÃO SEBASTIÃO VALFRÉ. Foi padre oratoriano, na Itália. Distinguiu-se sobretudo pela alegria constante, pelo admirável dom da comunicação e, também, pela constante esperança que irradiava. Viveu entre 1629 e 1710. Mas ninguém imaginaria o quanto ele sofreu! De fato, sofreu muito, interiormente, sem que jamais alguém se desse conta disso.
Outro Santo, é o padre jesuíta, HENRIQUE MORSE. Foi um verdadeiro herói, sobretudo durante a peste de 1635 até 1636, na Inglaterra. Nesse país, ele foi martirizado. E faz poucos anos que Santo Henrique Morse foi canonizado pelo Papa Paulo VI.
Neste dia são comemorados, ainda, os BEM-­AVENTURADOS 100 MÁRTIRES, dos quais 99 da Diocese de Angers, na França, incluindo o Padre GUILHERME REPIN e 80 mulheres que entregaram a vida em nome de sua fé. Foram beatificados pelo Papa João Paulo lI, em 19 de fevereiro de 1984.

O sofrimento não deve abater a gente. Antes, deve incentivar a transmitir alegria, coragem e paz aos outros, Assim é que nos assemelhamos a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário