Para quem tem fé, Deus é Pai bondoso, misericordioso que dá à todas as pessoas as condições para serem felizes, viverem em paz. A paz, que Jesus veio trazer, é a vida plena em todas as dimensões. Trabalhar e lutar para conseguir a paz, é missão de todos os que desejam que no mundo existam relações humanas, baseadas no amor, na solidariedade, isto é, no amor que Jesus Cristo veio nos trazer. Sem este amor não existe paz verdadeira.
Examinado o ano que passou, lamentamos os sinais de morte que foram noticiados, foram manchetes frequentes de tantos meios de comunicação. Passaram para nós a impressão de que as pessoas estão brutalizadas. A violência, foi assunto de conversas que motivaram o desânimo de muitas pessoas, com a afirmação pessimista que nosso mundo “não tem mais conserto”. Há "pregadores" que divulgam a mensagem, que as famílias nunca mais recuperarão seus valores fundamentais.
Ao contrário, examinando o mundo "com os olhos da fé", constatamos a vivência do amor, até de modo heróico, que acontece ao nosso redor e em tantos lugares. Quantas maravilhas de doação generosa foram realizadas, quantas pessoas santas encontramos no caminho. Deus está muito presente no mundo, incentivando a vivência da paz que vai sendo vivida pelo amor fraterno!
“O ano que juntos vamos construir”, começa com a mudança da visão das pessoas e do mundo. É vontade de Deus que o amor seja prioritário em todo relacionamento humano. Para isso, contamos sempre com a graça de Deus que acontece na medida que colaboramos.
A graça, a ajuda de Deus, supõe a natureza, como dizem os teólogos. Desde o começo da história, como relatam as primeiras páginas da Bíblia, Deus nos deu a missão de sermos seus colaboradores, na construção do mundo de paz e de justiça. Deu à toda humanidade, e não só a alguns que foram se considerando “donos da terra”, este mundo com todas as maravilhas que existem e que, só pouco a pouco, vão sendo descobertas.
Precisamos parar de lamentar e assumir o nosso lugar na construção coletiva do tempo novo que desejamos.
No fundo de nosso ser, Deus coloca o desejo de felicidade e nos dá as condições para que isso se realize. Faço votos que todos iniciemos o Ano 2010, comprometidos com a paz. Precisamos ser mensageiros da vida digna para todas as pessoas. Vamos nos unir para eliminar os sinais de morte, a violência, priorizando o bem comum, vencendo a tentação de pensar só em nós mesmos, e “tirar vantagem em tudo”.
É hora de sair do pequeno mundo que nos rodeia, do egoísmo que nos escraviza e partir para viver a alegria do encontro com os outros, nossos irmãos e irmãs, e com eles, como verdadeiros parceiros, construir o mundo que desejamos no ano 2010.
FELIZ ANO NOVO, digamos uns aos outros, reanimando os que estão perdendo a esperança.
Que Nossa Senhora Aparecida, nos abençoe e caminhe conosco, todos os dias do ano 2010. É o FELIZ ANO NOVO QUE DESEJO A TODOS OS LEITORES DESTE BLOG.


Nenhum comentário:
Postar um comentário