Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A eles (os judeus) pertencem os patriarcas e deles descende o Cristo, segundo a carne, que é acima de tudo, Deus bendito pelos séculos' Ámém" (Rm 9,5).
O dia de hoje está tomado pela grandeza de dois Santos teólogos: SÃO BASILIO E SAO GREGORIO NAZIANZENO. ,.
De São Basílio - que foi Bispo de Cesaréia - eu gostaria de lembrar a fé profunda e a sólida formação espiritual, forjada no deserto. Mas, de modo especial, convém ressaltar a sua firmeza em apresentar a Igreja como Mãe detentora de uma doutrina e orientação que ninguém pode menosprezar. As obras por ele produzidas são numerosas. A mais original talvez seja a que ele escreveu sobre o Espírito Santo. Original não, somente pelo conteúdo, como também por ter sido a pnmeira, em toda a história, escrita sobre o assunto. São Basílio morreu no ano de 379. ,.
O segundo santo de hoje, São Gregório Nazianzeno, era irmão e amicíssimo de São Basílio. Tinha temperamento bem mais suave. Também era Bispo, mas de Constantinopla. Foi um grande orador. Como seu irmão, lutou para defender a doutrina cristã contra os. arianos, hereges que negavam a divindade de Cristo. Seu ardor nessa luta, e sua eloquência, mereceram-lhe o título de "o Teólogo". Ele soube harmonizar - o que é muito importante - a cultura com a santidade. Morreu pouco depois de seu irmao, em 380.
Temos ainda na França, um monge: SÃO CLARO. Ele foi educado pela mãe, que era viúva, e que o levava frequentemente a muitos santuários, a fim de visitar os mártires. Esse costume despertou nele a vocacão para monge, que seguiu bem cedo. Chegou, depois, a ser abade do mosteiro de São Marcelo. São Claro viveu por volta do ano 600.
Antes de terminar, vamos lembrar um herói de nossa Terra: JOSÉ MANUEL DE SOUZA, apelidado de "Zé Piau". Era lavrador. Foi vítima dos grandes grileiros do Pará, morto em 1981.
Que Deus nos coloque entre esses grandes heróis, para lutarmos com eles!


Nenhum comentário:
Postar um comentário