“No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento.
Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”
Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”.
Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”
Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus.
Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram.
O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem.
Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”.
Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele”.
Foi na festa de casamento que Jesus quis dar o seu primeiro sinal, como chama o evangelista. Não se trata de milagre e sim de sinal para manifestar a “sua glória”. Diante desse sinal, “os discípulos creram"em Jesus.
Este texto do Evangelho de João tem muito simbolismo. Maria não é chamada com o nome e sim como "Mãe de Jesus" para significar que ela estava representando todos os que no Antigo Testamento foram fiéis a Deus. Por isso Jesus a chama de “mulher”.
Jesus veio para reunir todos os que estavam dispersos. Ele esta pressente nas festas de casamento, valorizando a união dos casal. Na administração do Sacramento do Matrimônio, quem preside a celebração diz aos noivos: “o que DEUS UNIU” o homem não separe. É Deus quem une o casal, e é por isso, que a Igreja Católica não aceita o divórcio, isto é, separar o que “Deus uniu”.
Na festa de casamento dos judeus, o vinho era muito importante. Sem ele a festa fracassaria. Maria participava na festa de casamento e estava atenta para que na prejudicasse o ambiente de muita alegria. Percebeu que podia fracassar. Recorreu a Jesus e lhe disse: Maria entendeu a resposta de Jesus e mandou aos que serviam: “Fazei tudo o q“Eles não têm vinho!”.
Jesus transformou as seis talhas de água em vinho delicioso, conforme disse o encarregado da festa.
Jesus esteve presente, caminhou com o povo, fez sinais de seu amor, sendo este, da festa de casamento, o primeiro sinal. Veio nos ensinar a viver a comunhão. “Onde dois ou mais estiverem reunidos, em meu nome, Eu estarei no meio deles”, Ele nos revelou. Disse que o seu maior desejo era de que “todos sejamos um como Ele e Pai são um.” Prometeu ficar sempre conosco, participando de nossas vidas, nas alegrias e nas tristezas. “Ele esta no meio de nós”, rezamos tantas vezes, nas celebrações da Missa.
Maria, nossa Mãe esta sempre com Jesus. Ela participa também de nossas festas, nos anima nos momentos mais difíceis.
Nesta semana, uma outra mulher foi lembrada e comemorada, porque durante todo a vida procurou participar na vida das pessoas, especialmente dos mais pobres.
Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu em plena missão. Estava no Haiti, o pais mais pobre das Américas, reunida com os pobres, tentando animá-los, dizendo que Jesus nunca deixaria de dar-lhes "o vinho da alegria” da vida plena.
Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu em plena missão. Estava no Haiti, o pais mais pobre das Américas, reunida com os pobres, tentando animá-los, dizendo que Jesus nunca deixaria de dar-lhes "o vinho da alegria” da vida plena.
Agradecendo a Deus a vida preciosa de Zilda Arns, toda dedicação de sua vida, procuremos estar atentos às necessidades dos irmãos, especialmente dos pobres. A nós também Nossa Senhora esta dizendo que basta “encher as talhas de água” – fazer a nossa parte – que Jesus há de abençoar e njnca faltará o necessário para que a alegria da vida continue.
**********************
ORAÇÃO
Deus eterno e todo-poderoso,
que governais o céu e a terra,
escutai com bondade as preces do vosso povo
e dai ao nosso tempo a vossa paz.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.


Nenhum comentário:
Postar um comentário