CELEBRAÇÕES - 18 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim" (Jo 15,18).

Na cidade de Roma venera-se hoje SANTA PRISCA. Ela é uma das mulheres muito veneradas na Igreja, desde os primórdios do cristianismo. Ainda hoje existe uma igreja dedicada a essa Santa, no célebre Monte Aventino, em Roma. Prisca, soa um pouco estranho, sobretudo aos ouvidos brasileiros. Mas evoca uma grande Santa, que se impôs à admiração de todos os cristãos da antiguidade.
Festejamos, também, SANTA BEATRIZ e SANTA CRISTINA, nomes muito familiares entre nós.
Santa Beatriz fundou um mosteiro de Beneditinas, no século XIII. E muito edificou suas irmãs, pelos seus exemplos de oração, de amor fraterno e generosidade. Era italiana, como também Santa Cristina, que pertenceu à Ordem das monjas agostinianas. O que distinguiu Santa Cristina, que viveu em Áquila, foi o fato de poder renunciar às coisas simples, as mais indispensáveis e humildes da vida, contentando-se com o estritamente necessário. Morreu em 1543.
Em nossos dias, em 1981, morria no Acre, Norte do Brasil, um líder sindical e político, que teve grande influência no meio popular. Trata-se de JOÃO EDUARDO. Foi abatido a tiros, por alguém que vendia os lotes destinados, gratuitamente, aos pobres daquela região. João Eduardo permanece como exemplo vivo e atual, para todos aqueles que lutam pelos direitos dos pobres, daqueles que não têm voz nem vez.


Os santos souberam fazer de sua vida uma comunicação íntima com Deus, mas também um serviço constante, corajoso e eficiente aos irmãos. E, muitas vezes, selaram com a vida esse trabalho de amor e de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário