Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32)
--------------------------
Hoje celebramos o 2o domingo do tempo comum.
------------------------.
Qual o padroeiro deste dia?
O Santo principal de hoje é conhecido como o grande iniciador da vida monástica: SANTO ANTÃO, que viveu por volta de 251-356. Ele levou homens e mulheres a renunciarem ao dinheiro, ao casamento e a qualquer privilégio, para viverem plenamente o Evangelho, numa vida em comum. Santo Antão entendeu a palavra de Jesus: "Vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres". Mas, depois de viver 18 anos rezando e jejuando sozinho, no deserto, compreendeu que a oração não é completa sem a ação, ou seja, a caridade, o amor.
Passou então a confortar seus irmãos na fê e no amor, visitando regularmente todos os seus discípulos, que viviam nos mosteiros.
Na América Central, morria em 1981 uma grande mulher, religiosa: SYLVIA MARIBEL ARRIOLA. Foi ela a primeira religiosa a morrer mártir, numa frente de combate, onde prestava serviços ao povo salvadorenho, em sua luta pela libertação.
Outra mulher - esta já em tempos bem distantes do nosso, pois morreu em 1329 - tornou-se admirável pela sua austeridade de vida. Falo de SANTA ROSELINE DE VILANOVA, também dotada de grande poder de comunicação.
Voltando aos nossos tempos, morria nesse dia, em São Paulo, no ano de 1976, o operário MANUEL FIEL FILHO, sucumbindo às torturas que lhe impuseram, na prisão do Exército.
O Cristo atrai cada pessoa de um modo diferente. E faz com que essa pessoa desenvolva seus dons, em favor daqueles com quem ela vive. Faz com que trabalhe e reze junto com seus companheiros, discípulos ou mestres.


Nenhum comentário:
Postar um comentário