Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Disse Jesus: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este também é um filho de Abraão" (Lc 19,9).
Neste dia 22, celebramos a festa de um santo muito antigo: SÃO VICENTE, Mártir, Diácono da Igreja de Saragoça. Ele foi celebrado pelos maiores gênios da antigüidade, como Santo Agostinho, São Leão Magno, Santo Ambrósio e São Prudêncio. Qual a causa de tanta celebridade, se São Vicente era apenas um diácono, nem tendo chegado a ser ordenado sacerdote? A resposta é simples: naquele tempo, queriam acabar com os cristãos, e a resposta corajosa de São Vicente tornou-se histórica. Disse ele: "Não cremos em vossos deuses. Só existe Cristo e o Pai, que são o único Deus. E nós somos servos e testemunhas dessa verdade". A reação dos carrascos foi terrível! Depois de torturá-lo barbaramente, amarraram-no sobre uma grelha incandescente. Isto se deu por volta do ano de 304. O poeta cristão, Prudêncio, termina seus versos a respeito de São Vicente, dizendo:
"Levanta-te, ínclito mártir, e une-te como companheiro nosso, aos coros celestiais!"
No México, em 1565, morria o Bispo VASCO DE QUIROGA, de apelido "Taita". Era Bispo de Michoacán, naquele país, e é tido como o profeta da utopia, o precursor das reduções indígenas.
Em Roma, comemora-se também SÃO VICENTE PALLOTTI (1795-1850), sacerdote, dedicado aos não-cristãos, particularmente aos muçulmanos. Incentivava os leigos à colaboração com o clero, sendo por isso considerado o precursor da Ação Católica.
Convém lembrar que há momentos na vida, em que é preciso decidir-se: ou por Cristo, ou contra Ele. Mesmo que isso chegue a custar-nos o maior sofrimento, há de dar-nos, com certeza, a vida plena.


Nenhum comentário:
Postar um comentário