Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens". (Lc 2,52)
Hoje é o Dia de todos os "Cortadores de Cana de açúcar". E gostaríamos de prestar nossa homenagem a esses heróis e heroínas, que morreram pelo Interior de nossa terra, os "bóias-frias". Na maioria, eram excelentes pais e mães de família, como também jovens, unidos no trabalho sofrido, para sustentar a família e manter-se fiéis à sua religião e a seu lar.
Em Roma, temos hoje um Santo do início do século IV. Foi um Papa que teve brevíssimo pontificado: SÃO MARCELO, tendo sido o primeiro Papa, depois das perseguições aos cristãos. Não foi propriamente um mártir, mas sofreu muito com aqueles que durante as perseguições tinham renegado sua fé e queriam voltar à comunhão da Igreja, mas sem nenhuma penitência, como se fossem heróis, e não covardes. Um deles chegou até a denunciar o Papa São Marcelo ao Imperador Maxêncio, que, aliás, tomou essa acusação muito a sério, condenando-o ao exílio, onde morreu em 309.
Outro santo de grande fama é SANTO HONORATO. Era de Arles, na França. Deve-se a esse santo bispo a fundação do mosteiro de Lérins, onde se formaram tantos bispos e santos. Desse mosteiro saiu também São Vicente de Lérins, que deu critérios objetivos para avaliar-se uma doutrina, se é verdadeira ou não.
Mais tarde Santo Honorato foi chamado a dirigir a Igreja de Lérins, no início do século V.
Vamos à África, onde encontramos SÃO BERARDO e seus companheiros.
Foram esses os primeiros mártires franciscanos de todo o mundo. Eles queriam pregar o Evangelho diante do sultão, mas acabaram sendo decapitados. Isso ocorreu exatamente no ano em que São Francisco morreu, ou seja, em 1226.
Quando São Francisco, em seu leito de morte, ouviu a notícia, cantou de alegria e reconhecimento a Deus, dizendo: "Agora eu posso dizer que, na verdade, tenho cinco irmãos!"
O martírio de sangue é um dom especial de Deus. Mas não menos valioso é o martírio do cotidiano, vivido no amor e fidelidade à vontade de Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário