CELEBRAÇÕES - 06 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna; e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus" (Jo 6,68-69).

Como todos sabem, hoje é, tradicionalmente, Dia de Reis. A religiosidade portuguesa misturou fato bíblico dos representantes do Oriente e do Ocidente, que vieram trazer presentes ao Menino Jesus, seguindo uma estrela. Misturou essa realidade com os festejos populares, o reisado folclórico. É assim que se revela a alma do povo. A busca do Menino Jesus, mesmo com perigo de vida, é um desejo que nasce do fundo de cada coração. E deve revelar-se em instantes decisivos para a existência.
Um dos maiores poetas franceses - Paul Claudel - procurava assunto para a poesia, quando entrou na catedral de Notre Dame, de Paris. De repente, sentiu-se possuído por Deus, para o resto da vida. Para uns, o encontro com Jesus se dá na dor. Talvez, até, por ocasião de uma morte. Para outros, é na hora da realização de um grande desejo, aceito ou interpretado como graça de predileção por parte do Pai do Céu.
Chamamos por isso a festa de hoje - embora, entre nós, no Brasil, transferida para o domingo mais próximo ((neste ano 2010, foi celebrado no domingo, dia 03)) - de "Epifania", ou seja, revelação de Deus.
Mas não podemos esquecer, neste dia 6, uma religiosa, que muito trabalhou pelos pobres de Esquipulas, na Guatemala. Trata-se de Victoria de Ia Roca. Ela morreu há bem pouco tempo, em 1982, mártir de sua generosidade em prol dos irmãos mais pobres.
Também veneramos hoje santo André Corsini (1301-1373) - amigo dos pobres e doentes - juntamente com o Bem-aventurado André Bessette (1845-1937). Este último era do Canadá. Distinguiu-se por grande devoção a São José e, ainda, por haver construído uma imponente basílica. Foi beatificado por João Paulo II, em 1982.
Finalmente, nova figura de mulher: Santa Rafaela Porras y Ayllón, espanhola, fundadora das Escravas do Sagrado Coração, dedicadas à adoração do SS. Sacramento e às obras assistenciais. Faleceu em 1925 e foi canonizada por Paulo VI, em 1977.

Todos os santos foram homens que buscaram a Cristo. E quem busca a Cristo, encontra-o com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário