do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus" (Mt 18,3b).
Este dia 5 de janeiro vem marcado por uma série de heróis, dentre os quais vamos distinguir alguns. Um deles traz o nome de SIMEÃO. Esse santo, atraído para uma vida inteiramente solitária, queria viver só da contemplação: pensando em Deus, meditando sobre Cristo, em constante união com o Pai e com as necessidades dos homens. Não conseguindo afastar de si os admiradores, o que fez Simeão? Subiu ao alto de uma coluna, para elevar consigo a terra até o coração de Deus, que ele contemplava. Por esse seu modo de viver, é chamado São Simeão, o ESTIUTA, por alusão à coluna (em latim STILUS), em que viveu por muitos anos. Mesmo assim, chegou a atrair não só os fiéis, mas até a imperatriz Eudóxia, que se converteu à verdadeira fé cristã. São Simeão, o estilita, viveu na Síria, no século V. E morreu no ano de 459.
A mulher também é lembrada, na figura da Bem-aventurada MARIA REPETTO, italiana, conhecida de todos como "Irmã santa", por sua incrível atuação por ocasião das epidemias de cólera do século passado, em Gênova, Itália. Foi beatificada por João Paulo II, em 1981.
Agora vamos para a América Central, lembrar um cacique cristão, da República Dominicana, chamado ENRIQUILLO. Muito perseguido por haver tomado a defesa dos índios de sua nação, acabou sendo assassinado, no ano de 1534.
Na América do Norte, encontramos São JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN. Foi ele o grande missionário do Niágara, região norte-americana célebre por seus saltos de água. Mais tarde, tornou-se Bispo de Filadélfia. Sua canonização deu-se em 1977, pelo Papa Paulo VI. João Nepomuceno Neumann encontrou Deus na sabedoria e na simplicidade de uma dedicação total aos homens.
Neste dia, ainda, é festejado o Bem-aventurado Amoldo J anssen, Fundador da Congregação dos Padres do Verbo Divino. Era alemão, morreu em 1909 e foi beatificado pelo Papa Paulo VI, em 1975.
Vale a pena renovarmos o nosso propósito de viver na simplicidade e na doação!


Nenhum comentário:
Postar um comentário