CELEBRAÇÕES - 04 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos, primeiros”. (Mt 19,30).

Hoje lembramos o jovem JOSÉ PATRÍCIO LEÓN, animador da juventude estudantil católica na América Latina. Ele foi morto no Chile, em 1975, por causa de suas atividades como cristão e militante político em favor dos jovens estudantes.
E vamos também lembrar, num tempo bem distante, uma mulher sumamente simpática, grande e forte, que viveu na Úmbria, terra de São Francisco de Assis. Trata-se de SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO. Ela imitou o POVERELLO de Assis, como poucas pessoas do mundo sabem fazer. Dessa Santa recolhemos até as notícias sobre sua caminhada ao encontro de Jesus. Ela gostava de aprofundar a meditação sobre a morte de Cristo, para assim produzir - como ela dizia - um espaço na sua alma, para o desejo de meditar sempre mais a Palavra de Deus. A certa altura da vida, exclamou: "Não foi por brincadeira que eu te amei!" - referindo-se a Cristo, é claro! Essa declaração pareceu-lhe, mais tarde, uma mentira. E por quê? Porque diante de tudo o que Jesus fez por nós, aquilo que lhe damos e o que empreendemos por nossos irmãos ainda não nos leva a podermos afirmar que corresponda ao grande amor dele. Eis a grande lição de Santa Ângela de Foligno.
Mas vamos evocar outra Santa, muito conhecida nos Estados Unidos, canonizada há bem pouco tempo: é SANTA ELISABETE SETON, Padroeira de uma Universidade: a Seton Hall University. Nascida em Nova York, morreu em 1821. Era protestante. Depois de casada e após a morte do marido, sentiu-se atraída pelo amor ao catolicismo. E foi tão longe, a ponto de fundar uma congregação de religiosas, as Irmãs da Caridade. Paulo VI a canonizou em 1975.


Pode haver heróis em todos os estados de vida: solteiros, casados ou religiosos. O que decide é o amor a Cristo Jesus e a seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário