“No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”
Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”.
Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”
Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus.
Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda.
Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”.
Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele. Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Lá, permaneceram apenas alguns dias.
Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: “Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado”! Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: “O zelo por tua casa me há de devorar”.
Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim?” (Jo 1, 1-18
Irmãos e irmãs! O ano 2009 chegou ao fim. Vivemos a festa da vida nesses 365 dias e algumas horas. Tivemos inúmeras alegrias na convivência fraterna com todas as pessoas que fomos encontrando na caminhada. Temos muito que agradecer. Obrigado, Senhor pela vida, por todos que conseguimos ajudar, por tudo que recebemos. Obrigado, Senhor.
Enfrentamos algumas dificuldades, às vezes, “faltou vinho” e a festa da vida ficou ameaçada. . Contamos com ajuda da graça de Deus, com a presença materna de Nossa Senhora que nos animou para continuarmos lutando pela vida feliz de todas as pessoas.
Hoje é o grande dia do AGRADECIMENTO. Que Maria Santíssima, nossa Mãe querida, nos ajude a cantar, com imensa alegria: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu Nome!” Que niguem seja desprezado, marginalizado.
Desejo a todos os leitores deste Blog, que o ano 2010 seja novo, em todo os sentidos, cheio das graças de Deus. Que sejamos mensageiros da Paz para todas as pessoas. Que ningupe fique privado do essencial para viver com dignidade o ano novo.
FELIZ ANO NOVO! Que todos colaboremos para que não falte o “vinho da alegria” na vida de todas as pessoas. FELIZ ANO NOVO!
*******************
ORAÇÃO PELA PAZ
Senhor, Deus da Paz,
tu que criaste os homens, para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus, teu Filho bem amado!
Tu fizeste dele, no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação, a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos, pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos e nossos corações
para as exigências concretas do amor de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai, de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças e de todas as línguas
venha teu reino de justiça, de paz e de amor.
Amém
Papa Paulo VI

Nenhum comentário:
Postar um comentário