CELEBRAÇÕES do dia 31 de dezembro

Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


“E para a glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor" (FI 2,11).


Chegamos ao dia 31 de dezembro, último dia do mês e do ano!  Este dia é conhecido e festejado como "Dia de São Silvestre". E perguntamo-nos: quem é SÃO SILVESTRE, padroeiro da célebre corrida de pedestrianismo desta noite? Foi Bispo de Roma, portanto Papa, que viveu de 314 a 335. Naquele tempo, realizou-se o I Concílio Ecumênico da História; o de Nicéia, um grande passo para a definição da doutrina sobre a divindade de Cristo, mas também, para a organização e dinamização da vida da Igreja. Sobre São Silvestre há muitas lendas. Entre elas, a de ter curado de lepra o imperador Constantino I, e de tê-lo batizado. Outra lenda, do século IX, a de ter aceito a doação de Constantino, ou seja, imensos territórios do Império Romano para a Igreja. Mas nada disso é verdade.
Nos séculos XVI e XVII, aparece na França uma figura muito curiosa, na pessoa de ALANO DE SOLMINIHAC. Seu tio quis favorecê-lo, por motivo de parentesco. Alano, no entanto, tomou a sério a tarefa que o tio lhe propusera: estudar Teologia, ordenar-se padre, sendo depois bispo, nomeado, aliás, por Urbano VIII.  O Bem-aventurado Alano escreveu muito sobre o puro amor. Seus escritos mereceram a aprovação da Igreja; e ele foi beatificado por João Paulo II em 198!.
Hoje, também se celebra a Jornada da Esperança, que conduz muito bem com a promessa do Apocalipse: "Eis que faço novas todas as coisas".
No dia de hoje, em 1980, foi morto o líder dos Índios Guaranis, da reserva de Mangueirinha, no Paraná: NORBERTO DE PAULA GABRIEL.
E lembramos também SANTA CATARINA LABOURÉ, conhecida pela divulgação que proporcionou à "Medalha Milagrosa", como também pela sua humildade e doação total aos velhinhos. Foi Filha da Caridade, Vicentina. Morreu em 1876.
Vamos ainda lembrar outra mulher: SANTA MELÂNIA, a jovem santa que viveu na Sicília e depois, na Palestina.


O último dia do ano devia ser, todo ele, dedicado à gratidão pelos benefícios de Deus e à esperança, nas promessas divinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário