MEDITAÇÃO do dia 27 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.
Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!”
Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?”
Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens. (Lc 2, 41-52)

             Irmãos e irmãs! Neste primeiro domingo após o Natal, celebramos a Festa da Sagrada Família. O Evangelho, narra uma ida a Jerusalém, de Jesus, Maria e José, por ocasião da festa da Páscoa. Jesus tinha doze anos. Ao terminar a festa, quando seus pais voltaram, Jesus ficou no Templo junto com os mestres da lei, ouvido-os e fazendo perguntas. Depois de três dias, seus pais o encontraram e Jesus disse que ficara ali  cuidando “daquilo que é de meu Pai” Jesus voltou com seus pais para Nazaré  “e era obediente a eles”. Maria e José acompanhavam o crescimento de Jesus.
Nesta Festa da Sagrada Família, lembramos nossas famílias e todas as famílias que vivem alegrias e tristezas, na caminhada de cada dia. Procuramos refletir o que fazer para viver a alegria da convivência fraterna, para ser uma “pequena igreja doméstica”. Pedimos  a Sagrada Família que abençoe todas as famílias para que sejam felizes. Que as crianças abandonadas possam ser adotadas por uma família generosa,
******************

ORAÇÃO pela FAMÍLIA
Nós vos louvamos, Senhor, Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias
e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fím.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém.
Dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina – PR
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário