“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer" (Jo 1,18).
----------------------
HOJE, ´primeiro domingo depois do Natal, celbramos a FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - JESUS, MARIA e JOSÉ.
---------------------------
----------------------
HOJE, ´primeiro domingo depois do Natal, celbramos a FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - JESUS, MARIA e JOSÉ.
---------------------------
Iniciamos o dia evocando o cacique da nação Pankararé, ÂNGELO PEREIRA XAVIER, que morreu lutando pelas terras de seu povo. Isso foi em 1979.
Mas o dia vem patrocinado sobretudo pelo discípulo, "a quem Jesus amava"; aquele que durante a última Ceia, reclinou a cabeça no peito de Jesus: SÃO JOÃO EVANGELISTA. Afinal, foi ele o discípulo que, ao pé da cruz, recebeu, em nome da humanidade, a Mãe de Jesus. E tornou-se, assim, símbolo para todos nós. Dele recebemos também, o Evangelho que nos fala da luz, da vida, do grande amor. Além disso, legou-nos ele a primeira Epístola, insuperável em suas reflexões sobre o amor fraterno e a unção do Espírito. Além de mais duas epístolas, também preciosas, devemos-lhe o livro do Apocalipse, tão atual em nossos tempos e tão decisivo para tirar-nos o medo e prepararmos para o segundo grande encontro com Jesus.
Neste mesmo dia, ainda veneramos a figura atraente de SANTA FABI0LA. Ela fundou o primeiro hospital do Ocidente. Conhecemos essa mulher - viúva, forte e dedicada - através dos escritos de São Jerônimo. A palavra de Deus e o amor aos doentes aproximam esta figura feminina aos nossos tempos. Fabíola morreu em 399.
Apenas para lembrar, o Bem•aventurado BOAVENTURA TOLOMEI, grande pregador, amigo do povo e das crianças abandonadas. Viveu no século XIV.
\ Ninguém pode ser verdadeiro discípulo de Jesus sem entrar no espírito que São João soube transmitir por sua vida e por seus escritos sagrados, particularmente por seu Evangelho, a 1ª. Epístola e o Apocalipse.


Nenhum comentário:
Postar um comentário