MEDITAÇÃO do dia 26 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. (Mt 10, 17-22)
                   Irmãos e irmãs! Neste primeiro dia após a festa do Natal,  celebramos o primeiro mártir a derramar o sangue por estar seguindo Jesus Cristo. No Evangelho Jesus chama a atenção para as dificuldades e perseguições que poderão sofrer os  que o seguirem. Ele disse: “Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos”.
Já temos experiência de quanto é difícil aceitar a verdade, pratica a justiça, viver o amor de Jesus. Tudo isso incomoda e questiona os que preferem “levar vantagem em tudo”. Jesus nunca nos enganou e disse que para seguí-lo era preciso deixar tudo e tomar a cruz.
Santo Estevão, o mártir que hoje celebramos, e milhares que vieram despois dele aceitaram o desafio. Preferiram dar a vida a renunciar à fé, a traírem o verdadeiro amor.
Jesus nos disse que “quem perseverar até o fim, será salvo” Peçamos a Santo Estevão a graça de testemunhar a vida que Jesus nos traz, a coragem para lutar pela felicidade de todas as pessoas, a começar das crianças que são maltratadas, até nas próprias casas.
*************************

ORAÇÃO
Ensinai-nos, ó Deus,
a imitar o que celebramos,
amando os nossos próprios inimigos,
pois festejamos santo Estevão, vosso primeiro mártir
que soube rezar por seus perseguidores.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém. ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário