MEDITAÇÃO do dia 21 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.
Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. (Lc 1, 39-45)
               Irmãos e irmãs! Ontem, meditamos este mesmo texto do  Evangelho. Hoje podemos refletir na atitude de Maria que partiu apressadamente para ir servir sua prima Isabel. A atitude de partir, de sair do seu lugar, da sua casa e ir para outra lugar é a resposta missionária de tantos padres, religiosas e até de leigos e leigas.
No começo de nossa história, o Brasil recebeu missionários e missionárias vindos de tantos países para nos anunciar Jesus Cristo e o seu Reino. Isso aconteceu durante séculos. Já há muitos anos, são os padres, religiosas, leigos e leigas que partem para Brasil para tantos lugares do mundo, como missionários, missionárias.
Milhares de cristãos que não têm condições de tomar essa atitude radical, tem-se colocado à serviço da evangelização nas comunidades. A Igreja Católica é essencialmente missionário. Foi Jesus quem enviou seus apóstolos, os discípulos para todos os recantos do mundo. IDE, anuncia o Evangelho; quem crê e for batizado será salvo. Com estas ou outras Palavras Jesus convocou todos à missão., Jesus ,mesmo é o enviado do Pai.
A visita de Maria a Isabel marca o início de sua missão. Dizem os Bispos (no V Conferencia Geral do  Episcopado Latino-Americano e do  Caribe,  realizado em Aparecida) que Maria “viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem estar livre da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança”.
Que Maria, nossa Mãe querida, nos anime a sair de dentro de nós e ir ao encontro das pessoas, nossos irmãos e irmãs.


***********************
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.






Nenhum comentário:

Postar um comentário