CELEBRAÇÕES do dia 21 de dezembro

Textos do livro

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"João veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele" (Jo 1,7)


Em 21 de dezembro de 1907 ocorreu o MASSACRE DE SANTA MARIA DE IQUIQUE, que vitimou, numa só noite, no Chile, os mineiros em greve, por causa das condições desumanas em que trabalhavam e morriam. Dez mil crianças, mulheres e homens foram aí metralhados nas ruas e praças, como se fossem extremistas ou desordeiros. Fala-se de 3.600 mortos.
Agora, o Santo deste dia, verdadeiro gigante, é SÃO PEDRO CANISIO. Mereceu o título de "segundo Apóstolo da Alemanha", ou seja, o "São Bonifácio dos tempos modernos". Como pregador, escritor e organizador, percorreu os países todos, desde a Polônia até à Suíça e ao Norte da França. Duas obras, sobretudo, venceram a resistência dos tempos e das transformações constantes. A primeira é intitulada "Suma da Doutrina Cristã", manual para pastores, sacerdotes e catequistas do povo. A segunda, "Controvérsias", é obra histórica, sobre as origens do cristianismo. Distinguiu-se pela moderação, beleza de linguagem e força dos argumentos. Como jesuíta, instalou colégios e universidades por toda parte. Viveu no século XVI.
Em Hanoi, os Bem-aventurados PEDRO THI e ANDRÉ DUNG, do século XIX, sacerdotes e mártires de coragem invencível na confissão da fé em Jesus Cristo. Foram decapitados.

Um homem só pode, por vezes, marcar seu tempo e inspirar gerações vindouras, pela força das idéias e pelo amor a Cristo e à Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário