“João, então, chamou dois dos seus discípulos e os enviou ao Senhor, para perguntar: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”.
Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”. (Lc 7, 19-23)
Irmãos e irmãs! João Batista está bem consciente de sua missão: preparar a vinda de Jesus Cristo. Ele quer aproximar seus discípulos de Cristo Jesus. Enviou dois para perguntarem a Jesus: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” Jesus responde com os atos que estava realizando. Eram os sinais previstos pelos profetas sobre o Messias: “cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa Nova”
João Batista não duvidava que Jesus era o Messias esperado; quis que seus discípulos tivessem essa certeza ao encontrar-se com Jesus e vissem os sinais que Ele realizava. Esses discípulos vão seguir Jesus.
Nossa missão, especialmente neste tempo de preparação para o Natal, deve ser a de João Batista: ajudar as pessoas a se encontrarem com Jesus Cristo.
Estamos ouvindo falar muito do Natal e de tudo que o cerca; pouco se fala do sentido primeiro do Natal que é celebrar a vinda de Jesus Cristo. Por isso estamos pedindo com insistência: “Vem, Senhor Jesus, vem nos salvar!”
Jesus vem nos salvar. trazendo vida nova para todas as pessoas: os sinais da presença de Jesus vão se repetindo.
Celebrar o Natal é renascer, é vida nova que acontece para todas as pessoas. Será que estamos comprometidos com essa luta pelo renascer? Em nossas conversas o assunto principal são os sinais de vida ou são os sinais de morte? Por que, dizem que os “ibopes”, o povo quer se alimentar se alimentam com os sinais de morte? Se for verdade, qual tem sido a nossa colaboração para que isso estseja acontecendo?
Nestes últimas dias de preparação para o Nata - amanhã começa a Novena do Natal – vamos renovar o compromisso com a vida plena para todas as pessoas. Que esse seja o tema de nossas conversas, que saibamos selecionar os programas de TV.
Ainda um questionamento que possa nos ajudar: o que mais encontrarmos em nossas casas são crianças ou animais, como cachorros e gatos? Jesus nos disse:: “Deixai vir a mim as crianças porque delas é o reino dos céus”.
*******************
Quando o dia da paz renascer,
Quando o sol da esperança brilhar,
Eu vou cantar!-
Quando o povo nas ruas sorrir
E a roseira de novo florir,
Eu vou cantar!
Quando as cercas caírem no chão,
Quando as mesas se encherem de pão,
Eu vou cantar!
Quando os muros que cercam os jardins,
Destruídos, então, os jasmins
Vão perfumar!
Vai ser tão bonito se ouvir a canção,
Cantada, de novo,
No olhar do homem a certeza do irmão,
reinado do povo!
Quando as armas da destruição,
Destruídas em cada nação,
Eu vou cantar!-
E o decreto que encerra a opressão,
Assinado só no coração,
Vai triunfar!
Quando a voz da verdade se ouvir,
E a mentira não mais existir,
Será, enfim,
Tempo novo de eterna justiça,
Sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, -
Vai ser assim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário