do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Quem acusará os eleitos de Deus?" (Rm 8,33a)
Hoje evocamos uma cena bíblica que entusiasmou gerações de jovens e transmitiu forças a todo um povo: ANANIAS, MISAEL, AZARIAS, três jovens hebreus, foram lançados à fogueira e salvos por intervenção divina. A história é contada pelo profeta Daniel. E levou os primeiros cristãos a reproduzirem a cena, como também, outras cenas dos mesmos heróis, nas catacumbas de Roma e em sarcófagos. É que eles foram tomados como modelos dos mártires, mas também lembrança constante de que Deus salva os seus fiéis do fogo do inferno.
Do Antigo Testamento, passamos para o primeiro milênio, já no Novo Testamento, ou seja, para a História da Igreja. E vamos encontrar o primeiro Santo, do século IX, chamado ADÔNES. Foi confessor e bispo. Muito caluniado por causa de seus relevantes serviços, recebeu ainda a distinção do martírio, mas pelas calúnias e não pela espada. Isso foi em 875.
Onze anos antes, morria na Itália, como leigo de grande erudição para aquele tempo, um santo chamado EVERARDO. Ele deixou como herança para os seus filhos espirituais, cinqüenta volumes de escritos sobre a espiritualidade cristã.
Temos que mencionar também uma mulher. Hoje, trata-se de SANTA ADELAIDE. Morreu exatamente em 999, um ano antes do novo milênio. Foi a santa benfeitora dos mosteiros e dos pobres. Era imperatriz, viúva do rei Odon I.
Jamais conseguiremos saber qual a influência de nossas boas obras sobre as gerações futuras. Elas estão no Coração de Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário