MEDITAÇÃO do dia 13 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:
“As multidões lhe perguntavam: “Que devemos fazer?”

João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!”
Até alguns publicanos foram para o batismo e perguntaram: “Mestre, que devemos fazer?”
Ele respondeu: “Não cobreis nada mais do que foi estabelecido.”
Alguns soldados também lhe perguntaram: “E nós, que devemos fazer?”
João respondeu: “Não maltrateis a ninguém, nem tomeis dinheiro à força; não façais denúncias falsas e contentai-vos com o vosso salário”.
Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos:
“Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia de as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão para limpar a eira, a fim de guardar o trigo no celeiro; mas a palha, ele queimará num fogo que não se apaga”.
Assim e com muitas outras exortações, João anunciava ao povo.  (Lc 3, 10-18)
            
  Irmãos e irmãs! Este 3º. Domingo do Advento, é chamado “domingo da alegria” porque o Natal está próximo. O Evangelho conta a grande pergunta que a multidão fez a João Batista. “Que devemos fazer?”
Eles queriam saber como deviam se preparar para receber o Salvador que João Batista anunciava. O profeta respondeu: “Não maltrateis a ninguém, nem tomeis dinheiro à força; não façais denúncias falsas e contentai-vos com o vosso salário”.
Mais duas vezes, João Batista responde à mesma pergunta: "Que devemos fazer?"  As três respostas que João Batista dá aos três grupos, nos ensina que a conversão acontece quando partilhamos a vida; vivemos a justiça do Reino; e transformamos o poder em serviço de amor.
Aquelas pessoas ainda se questionavam se João Batista era o Messias que eles esperavam. João Batista respondeu: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia de as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”
João Batista tinha consciência de sua missão: preparar a vinda de Cristo, do Messias. Felizes de nós se nossa vida, for testemunho de serviço e ajudar outras pessoas a se aproximarem de Jesus Cristo. Ele quer precisar de sinais de nossa vida de amor e justiça para ser revelado aos que ainda não o conhecem. Pensemos em nossa responsabilidade de anunciar como fez João Batista.
Hoje termina a Campanha para a Evangelização. Em todo Brasil acontece a grande COLETA para dar condições de animar o processo de evangelização. Participe com generosidade e alegria.
Se hoje não fosse domingo, estaríamos celebrando a festa de Santa Luzia. Peçamos a ela que nos ajude a ver as maravilhas de Deus com olhos de fé e a ver as riquezas da vida de todas as pessoas.
************************

Oração do domingo
Ó Deus de bondade,
que vedes o vosso povo esperando fervoroso
o natal do Senhor,
dai-nos chegar às alegrias da Salvação
e celebrá-las sempre com intenso júbilo
na solene Iiturgia.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Comentários: domagaspar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário