Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem" (2Ts 3,13).
O santo de hoje, SÃO JOÃO DA CRUZ, foi muito evocado ultimamente, não só porque o Papa João Paulo II fez sua tese de Teologia sobre esse Santo espanhol, mas também porque muito se falou do sofrimento, que ele soube tão bem analisar e suportar. É um dos maiores místicos. Viveu no século XVI e escreveu livros como "Noite Escura da Alma", "A Subida do Monte Carmelo", "Chama de Amor Vivo" e outros. Introduziu a reforma austera na Ordem Carmelita. E chegou a ser tão perseguido, que passou nove meses na prisão de um convento, tendo que enfrentar o processo de expulsão da Ordem. Foi um Santo que fez de suas provações o caminho para Deus e também para o coração do homem.
Da Espanha passamos à Ilha de Chipre, onde viveu SANTO ESPIRIDIÃO. Era bispo. E foi também chamado "profeta" do seu tempo, o século IV. Apesar de homem muito simples, soube aprofundar o entendimento das Escrituras. E viveu a Palavra de Deus até à morte, pelo martírio.
Lembramos também SÃO VENÃNCIO FORTUNATO, bispo e confessor da França. Recebemos dele os dois mais belos hinos litúrgicos: "Pange Lingua", que cantamos nas bênçãos do Santíssimo Sacramento, até hoje, e "Vexilla Regis", do tempo da Quaresma, na Semana Santa. São Venâncio deve ter morrido no ano de 587.
Afinal, uma figura de mulher: hoje é o dia da Bem-Aventurada MARIA FRANCISCA SCHERVIER, alemã do século XIX e fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Era conhecida como a "Mãe dos Pobres". Paulo VI a beatificou em 1974.
“O sofrimento nunca é agradável. Mas transforma-se, muitas vezes, no único caminho para chegarmos a Cristo e ao coração dos homens".


Nenhum comentário:
Postar um comentário