“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
----------------------------
Hoje, celebramos o 3º domingo do Advento.
-----------------------------
"Discerni tudo e fieaí com o que é bom". (1Ts 5,21)
Hoje é o dia de nossa santa tão querida: LUZIA. Grande multidão de fiéis acorre às suas igrejas, para venerá-la. É reconhecida como protetora de todos os que sofrem algum mal da vista ou mesmo "Protetora dos olhos", como se diz. O que sabemos dela? Viveu nos séculos IV e V. Era tão venerada em Roma, que chegou a figurar no Cânon Romano da missa, ou seja, na Oração Eucarística. Diz a lenda que ela preferiu arrancar os olhos e oferecê-los numa bandeja ao seu torturador, a renunciar à própria fé.
Outra mulher muito venerada, no Norte da França, é SANTA ODILA, do século VIII. Também ela teria sido curada de uma cegueira de nascença, na hora mesma do batismo. Seu santuário da Alsácia atrai grande número de fiéis, na França.
Da França voltamos à Itália Central. Aí encontramos o Bem-Aventurado ANTONIO GRASSI, muito popular por causa do seu temperamento harmonioso e da simplicidade com que tratava os fiéis todos. Morreu na cidade de Fermo, em 1671.
O dom precioso da vista nos devia preparar sempre à aceitação da luz do Evangelho e do olhar de Deus em nossa existência.


Nenhum comentário:
Postar um comentário