“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.
O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”
O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”.
Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se. (Lc 1. 26-38)
Irmãos e irmãs! Hoje celebramos a IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA. O arcanjo Gabriel anuncia a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus, por obra do Espírito Santo. Pelos méritos de Jesus Cristo, Maria é Virgem antes, durante e depois do parto. Ela dá à luz a Jesus chamado novo Adão e ela, Maria, a nova Eva. Assim começa a nova humanidade.
A festa da Imaculada Conceição nos lembra que, ao aceitar ser Mãe de Jesus, ao dizer o SIM, Maria colaborou para a vinda de Jesus Cristo. Ele veio tirar O pecado do mundo, salvar toda humanidade.
Louvamos e damos graças a Deus por ter escolhido Maria para a mais sublime de todas as missões. Damos graças porque Maria disse Sim, aceitou fazer a vontade do Pai.
Nossa devoção a Nossa Senhora acontece quando nos comprometemos a dizer sim, a vontade do Pai. Ele quer contar conosco para que a humanidade se renove, São Paulo nos ensina a vontade de Deus a nosso respeito. Na Carta aos Efésios 1, 3-6, que hoje está sendo proclamada nas celebrações, ele nos ensina.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo. Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado”.
Que a devoção a Nossa Senhora nos anime a sermos “santos e íntegros diante de Deus, no amor”.
Diante do pecado do mundo, que acontece em toda violência, em especial, na violência da corrupção, do desrespeito à dignidade da pessoa humana, que podemos fazer para participarmos na luta pelo mundo novo, pelo qual Jesus deu todo seu sangue?
Ser devoto da Imaculada Conceição exige compromisso com esse mundo, fundamentado no amor. Maria nos ensina e nos anima a viver como Jesus ensinou: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus (Mt 5,8)
*********************
MAGNIFICAT
A minh' alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Lc 1,46-55


Nenhum comentário:
Postar um comentário