CELEBRAÇÕES do dia 08 de dezembro

Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)



"Quando chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher". (Gl 4,4)


8 de dezembro é o dia da grande Festa da IMACULADA, Nossa Senhora da Conceição. Padroeira de um grande número de igrejas em todo o Brasil e no mundo. A festa nos lembra a palavra da Escritura, segundo a qual Maria foi sempre a Virgem cheia de graça. E pelos méritos de Cristo foi preservada tanto do pecado original quanto de toda outra culpa, para tornar-se digna de ser Mãe de nosso Redentor. A veneração a Nossa Senhora da Conceição já começou no século VIII e IX no Oriente e no Ocidente. Mas a proclamação do Dogma só se deu em 8 de dezembro de 1854.
Hoje, também celebramos o "Dia Nacional da Família" e o "Dia da Justiça". Os cristãos, sobretudo os católicos, unem família e justiça a Cristo e a Maria. Por quê? Porque Nossa Senhora cantou o hino de defesa dos pobres e pequeninos, no seu cântico chamado "Magnificat".
Na Argentina lembram-se hoje ALICIA DOMON, conhecida como "Caty", e LEONILA DUQUET, junto com diversos familiares de desaparecidos. São elas uma espécie de padroeiras das "Mães da Plaza de Mayo".
Alicia era religiosa francesa e catequista, assim como Leonila. Vivia no meio dos pobres e participava, com jejuns e orações, do drama dos desaparecidos. Morreram em 8 de dezembro de 1977. Hoje tornaram-se símbolo para todos os que defendem a vida e a justiça.

Todos temos que preparar-nos para receber, com coração simples, puro e humilde, a missão que Deus nos confia, em defesa da vida, da justiça e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário