“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais levados ao pleno conhecimento da vontade de Deus" (Cl l,9b).
Começamos este dia evocando o nome de SÃO PEDRO FOURIER. Viveu no século XVI e parte do século XVII. Era tão caridoso, que foi chamado o "São Vicente de Paulo, da Província de Lorena", na França. Atraía a todos pelo jeito brincalhão e amigo. Seu mérito principal foi a educação das meninas, que ele confiava à Bem-Aventurada Alix Lê Clerc, fundadora das Cônegas de Santo Agostinho.
Vamos mencionar hoje, com muita alegria, duas mulheres: santas LEOCADIA e VALÉRIA. A primeira era de Toledo, na Espanha. Sofreu pela fé cristã. E mereceu o título de "Virgem e Confessora", coisa rara, mas confirmada na Liturgia, em dois Concílios de Toledo.
Valéria, por sua vez, passou a vida na França, e foi associada a São Marcial, junto ao qual ela foi enterrada. Sua veneração cresceu quando o rei da França, Luís XI, ofereceu um busto-relicário à igreja de Chambon, naquele país.
Na mesma França, ainda vamos invocar SÃO CIPRIANO, que viveu no alto das montanhas, no século VI.
Por fim, na Alemanha, venera-se hoje o Bem--Aventurado LIBÓRIO WAGNER, dos séculos XVI a XVII. Considerado apóstolo da unidade, morreu como mártir, enquanto Pároco de Wurzburgo. Foi convertido do luteranismo e quem o beatificou foi Paulo VI, em 1974.
Todos os que se consagram ao ensino, à evangelização e à promoção da unidade, devem ser considerados verdadeiros apóstolos de renovação da sociedade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário