“Num desses dias, Jesus estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus.
Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”.
Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?”
Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo? Que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, — e dirigiu-se ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa”.
No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram admirados e glorificavam Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje coisas maravilhosas”. (Lc 5, 17-26)
Irmãos e irmãs! Jesus sempre comunicando sua mensagem. Entre os ouvintes estão os fariseus e os mestres da Lei. Estão ali para observar o que Jesus diz e faz. O Evangelho sempre destaca a presença dos doentes que, com muita fé, vem pedir a cura.
Enquanto Jesus falava, alguns homens se aproximaram, carregando um paralítico sobre uma maca. Havia muita gente e eles não conseguiram chegar perto de Jesus. Eles não desistiram;,subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Eram homens cheio de amor ao paralítico e tinha, muita fé.
O Evangelho fala da admiração de Jesus ao ver a fé daquelas pessoas. Jesus disse ao paralítica: “Homem, teus pecados são perdoados”.
A reação dos fariseus e dos escribas é sempre de critica as atitudes de Jesus. Eles não são capazes de valorizar as ações de Jesus, porque não têm fé.
Jesus responde perguntando: “Que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, — e dirigiu-se ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa”.
Jesus veio para tirar o pecado do mundo. Veio nos libertar de toda maldade, de tudo que nos impede de viver a fraternidade. Os “religiosos”, fariseus e escribas, não conseguiram ver nos sinais de Jesus a ação de Deus. Não souberam ver nesses milagres a realização do que os profetas disseram a respeito da vinda do Messias que diziam esperar.
E hoje, conseguimos ver a bondade das pessoas, os que vivem o amor de Deus e vão se doando para ajudar as pessoas a superarem seus problemas? Somos capazes de sentir a dor dos que sofrem e dar o apoio que necessitam? Para nós. que somos cristãos, o que podemos fazer para acolher Jesus, neste novo Natal que vamos celebrar?
**********************
**********************
ORAÇÃO pelos DOENTES
Senhor nosso Deus,
que enviastes o vosso Filho ao mundo
para carregar as nossas enfermidades
para carregar as nossas enfermidades
e levar sobre si as nossas dores,
nós vos suplicamos pelos vossos filhos enfermos,
para que, com a paciência fortalecida
e a esperança renovada,
superem a doença por vossa bênção
e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
Por Cristo, nosso Senhor.
Nossa Senhora, saúde dos enfermos,
rogai por eles

Nenhum comentário:
Postar um comentário