do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus" (Fl 4,7).
A figura de SANTO AMBRÓSIO é tão extraordinária, que passou a ser símbolo para todos os tempos. Nem era batizado ainda, quando foi escolhido Bispo de Milão. Por quê? Porque conseguia manter a ordem pública e levar sua gente a procurar a paz. Tornou-se um santo conhecido, por causa de sua ação pastoral, como também política e litúrgica. Apesar da pouca formação inicial — nem era batizado — tornou-se um dos autores mais conhecidos e mais aceitos na Igreja de seu tempo e, quem sabe, de todos os tempos. Mas o que o distinguiu, antes de tudo, foi sua firmeza diante das injustiças, sobretudo diante do imperador Teodósio. Alguns de seus escritos foram editados em português, por exemplo, "Os Sacramentos", que eu tive a honra de traduzir. Santo Ambrósio morreu no ano de 397.
Passamos de Milão a Honduras. Lá, veneram-se hoje LÚCIO AGUIRRE e ELPÍDIO CRUZ. Eram dois militantes cristãos. Lúcio, Ministro da Palavra, foi assassinado por causa disso. Elpídio, depois de ameaças e torturas, sofreu a mesma sorte. No enterro deles, os bispos declararam: "São eles mártires do Evangelho, da Igreja, dessa Igreja que procura ser fiel à mensagem de Jesus". Era o ano de 1981.
Vamos ainda lembrar uma mulher: desta vez é SANTA MARIA JOSÉ ROSSELO. Fundou uma congregação de ensino. Foi canonizada por Pio XII, em 1949.
A liberdade religiosa deve ser defendida constantemente, por todas as pessoas que amam o povo e o Evangelho de Cristo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário