“No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilene, enquanto Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, a Palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele. Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados. E todos verão a salvação que vem de Deus”. (Lc 3. 1-6)
Irmãos e irmãs! Estamos iniciando a segunda semana de preparação para o Natal. Celebramos hoje o 2º.Domingo do Advento. O Evangelho nos apresenta João Batista que, o último dos profetas. Sua principal missão foi anunciar e preparar a vinda de Jesus. Ele prega o batismo de conversão; é a voz que clama no deserto, dizendo: “Preparai o caminho do Senhor”.
Aceitar preparar o caminho do Senhor, é aceitar, em primeiro lugar, a nossa condição de pecadores. Por tantas limitações e pela falta de real esforço, não vivemos o caminho que Jesus nos propõe no Evangelho.
Toda caminhada supõe esforço. Para entendermos melhor a palavra de João Batista precismos lembra que ele falava no tempo em que as estradas eram muito ruins, comparando com as de hoje. O caminhar exige esforço constante, para que nossa vida se torne sempre mais parecida com a proposta de Jesus, nos Evangelhos. É tempo de descobrir a realidade de nossas vidas: quais os “buracos” que devem ser consertados, o que deve ser endireitado, nivelado para que nos leve ao encontro com Jesus. Ele vem para salvar toda humanidade, de todos os tempos e lugares.
Não caminhamos sozinhos; fazemos parte do povo de Deus que caminha, lado a lado. É um aprendizado da partilha, do dar com generosidade e do aceitar receber com alegria. Ninguém pode ser excluído e nem ser desconhecido. Este caminho só pode ser percorrido em clima de fraternidade que gera solidariedade. .
No tempo do Advento, somos convidados a receber o Sacramento da Reconciliação. Como pecadores arrependidos, renovamos nosso compromisso de seguir Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”, para que todas as pessoas tenham vida em plenitude.
No próximo domingo, dia 13, será realizada, em todo Brasil, a COLETA PARA A CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO. A finalidade é conseguir recursos para dar condições de continuar realizando o processo de evangelização, especialmente nas regiões mais pobres do Brasil. Vamos nos preparar durante todo semana, fazendo alguns sacrifícios, É o resultado desses sacrifícios que será a nossa oferta.
********************
ORAÇÃO da
CAMPANHA para a EVANGELIZAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
que vos fizestes pobre para nos enriquecer,
concedei-nos que, a Vosso exemplo,
possamos contribuir na nossa pobreza
para que as riquezas do Vosso Evangelho
possam chegar a todas as pessoas.
Vós que sois Deus com o Pai
na unidade do Espírito Santo.
Amém..
(Textos da CNBB)


Nenhum comentário:
Postar um comentário