do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos des¬preza, a mim despreza, e quem me despreza, despreza Aquele que me enviou" (Lc 10,16).
HOJE, celebramos o segundo domingo do Tempo do Advento.
------------------------
O santo de hoje, SÃO NICOLAU, é padroeiro de muitas localidades e igrejas, além de ser invocado por marinheiros e navegantes. Entre nós, lembra mais a figura do Papai Noel. Aliás, é assim que os países, sobretudo no Norte da Europa, o representam: com barbas brancas e cheio de bondade para com todos. A respeito da vida de São Nicolau sabemos pouco. Apenas, que viveu na Ásia Menor, no século IV. Os italianos o veneram muito, porque suas relíquias foram transportadas para Bari, célebre cidade, no Adriático. Eles até o chamam de "São Nicolau de Bari". O costume de dar presentes no dia de São Nicolau é muito difundido na Europa, sobretudo em algumas colónias italianas, alemãs e outras.
Especial menção merece hoje SANTA DENISE, do século V, que apesar de flagelada, sustentou a coragem de seu filho único, que estava sendo torturado e acabou morto. “A morte - dizia ela depois - jamais me separou de meu filho, em favor de quem sempre invoquei a Santíssima Trindade".
Vamos mencionar um santo português: é PEDRO PASCAL. Viveu no século XIV. Foi bispo de Braga, em Portugal. Preso pelos sarracenos, retido como refém e não podendo ser resgatado, devido à soma alta que pediam por ele, foi martirizado, no ano de 1300.
Meus amigos, coisas antigas transformam-se, muitas vezes, em sinais para os tempos novos. Mas a bondade e a coragem devem andar sempre uni¬das, também em nosso tempo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário